Housing

Casa da Palmeira

Esta moradia de cor branca dominante, contrasta com a madeira e a pedra de cores quentes e texturas enriquecedoras. A utilização da pedra é motivada pelo facto de ser um material comum às restantes edificações existentes no loteamento, estabelecendo entre si e a envolvente uma relação coerente e harmoniosa.

 

A funcionalidade incute-se na conceção dos espaços, na disposição dos mesmos, bem como da exposição solar e da relação com a área exterior privilegiada.

A tipologia de 4 assoalhadas distribui-se no piso superior com 2 quartos servidos por uma instalação sanitária comum e ainda um mezanino correspondente ao pé-direito duplo da sala na zona de estar, com varandim na área de circulação.

A planta do piso térreo é composta por uma sala em L com áreas diferenciadas de estar e refeições. E no espaço vertical, através de um pé direito duplo na área de estar, dotado de um amplo vão, em sintonia altimétrica com o volume da lareira.

A sala é complementada por uma soberba área de lazer exterior. A área de refeições comunica diretamente com a cozinha através da abertura de um vão de correr, permitindo a comunicação visual permanente entre estes dois espaços. A cozinha é complementada por um espaço de tratamento de roupa que comunica diretamente com a área de estendal exterior ocultado por um plano ripado de madeira.

 

A entrada principal para o interior da casa faz-se de forma recatada, entre a cozinha e a sala, e com acesso direto à escadaria que se desenvolve sobre uma pequena área ajardinada graciosa que, em conjunto, se traduz nas boas vindas à casa. Numa área mais reservada acede-se ao quarto e a uma instalação sanitária acessível, de apoio ao quarto e às áreas com carácter de maior socialização, nomeadamente a sala, cozinha e área de lazer exterior.

No acesso principal á habitação, preconiza-se primeiramente uma “antecâmara” exterior, muito ao gosto da requerente, através de uma estrutura leve que inclui uma floreira e um plano que incorpora uma árvore de porte vertical que atravessa a laje perfurada no primeiro piso. Esta dialoga em harmonia com os materiais pétreos e os fenólicos de madeira aparente, em ripado, aplicado também na porta principal da casa.

 

No alçado oposto, a sul, a aplicação deste material faz-se no “pórtico”, que marca a área de lazer exterior junto da piscina, convidando ao convívio e ao desfrute. A área de estacionamento funde-se neste espaço ampliando-o, sempre que os planos ripados no alçado sul se posicionem de forma a permitir a comunicação física com a referida área de lazer.

Partilhar o projecto

Entre em contacto

Estamos prontos para começar uma nova conversa e ouvir as suas ideias.

Vamos criar o melhor projeto!