Housing

Lote 25

A habitação, de tipologia T3, é composta, ao nível do piso térreo, por um Quarto, uma Instalação Sanitária, Sala comum, Cozinha e Áreas Comuns. A organização interna destes compartimentos relaciona-se adequadamente com as áreas exteriores.

 

Ao nível do piso superior existem dois quartos, cada um com uma Instalação Sanitária própria, e ainda uma generosa varanda.

 

Prevê-se também a criação de estacionamento, semi-coberto, ora por uma pérgula, ora pelo volume da varanda que o sobrepõe, além de um lugar de estacionamento fechado, correspondente à área de anexo.

 

As premissas base do projeto assentam, essencialmente, na edificação de uma construção sustentável, equilibrada quanto à relação entre áreas, bem posicionada quanto à sua relação com o próprio lote, bem como com a envolvente e essencialmente com a exposição solar.

 

Os jogos volumétricos criados, através das diferentes formas, procuram proporcionar uma sensação de conforto aos habitantes, num ambiente acolhedor e funcional, abolindo a conotação mais fria, por vezes associada aos edifícios com linhas mais depuradas.

Plantas

Tendo em conta as condicionantes do lote, a organização interna procura otimizar a exposição solar dos espaços, aliada à funcionalidade inerente a cada tipo de espaço, permitindo também a fruição das melhores vistas de cada quadrante.

Uma moradia com linhas arquitectónicas direitas e fluídas, pensada para ser funcional e confortável no dia a dia de uma família.

A entrada para a moradia faz-se no encontro dos volumes principais, demarcada visualmente pelo volume da varanda, que anuncia o acesso principal, sendo deste modo coroado por um rendilhado obtido de uma grelhagem de material cerâmico vidrado, de cor branca.

 

Esta área corresponde a uma ampla área central, com iluminação natural, de onde se pode visualizar o exterior, pontuado por uma pequena área verde que, de certa forma, dá “as boas vindas” ao interior da moradia.

 

Esta área de entrada comunica diretamente com as escadas de acesso ao primeiro piso, que de certo modo privatizam a área de menor incidência social no piso térreo, composta por um quarto e uma instalação sanitária. Comunica ainda com a cozinha, semioculta por planos que contêm a bancada de trabalho, oposta a uma bancada frontal que estabelece uma comunicação direta com a sala comum, porém contida através de elementos verticais contíguos.

 

A cozinha é também complementada por uma despensa situada no desvão das escadas, e tem acesso direto ao exterior, numa zona de maior privacidade, destinado à colocação de estendal da roupa.

 

A área social da casa inclui, além da cozinha, uma espaçosa sala com amplos vãos envidraçados, orientados a sul e a poente, comunicantes com uma área de lazer exterior adequada.

 

A área mais intimista encontra-se no primeiro piso e é composta por duas suítes. No desenho, antecipa-se a atribuição de maior importância à suite localizada mais a sul, contemplada por maiores áreas, na devida proporção, tanto ao nível do quarto propriamente dito, como da instalação sanitária e área de roupeiros.

 

O piso 1 é brindado por uma ampla varanda, com acesso pela zona de circulação.

Partilhar o projecto

Entre em contacto

Estamos prontos para começar uma nova conversa e ouvir as suas ideias.

Vamos criar o melhor projeto!