Edifício Multifamiliar Villa Expo

O atelier esteve envolvido desde o início, participando na venda do terreno, que incluía armazéns velhos e um espaço envolvente desorganizado e pouco atraente, tendo o atelier apresentado a um possível cliente, que saberia tal como nós, que ali poderia surgir algo com muito potencial, um conjunto habitacional na cidade de Torres Vedras com áreas amplas e boas varandas sendo o objetivo, pela inexistência no tecido urbano local.

 

Além dessa premissa, a localização, a forma do terreno e o contornar de um espartilhado PDM, em conjunto, ditaram a intervenção.

 

Localizado no centro da cidade, situava-se numa zona limítrofe e integrada numa nova área municipal com o parque de exposições, o pavilhão adquirido pelo município ao Parque Expo 98.  Repetiram-se as cores sem qualquer complexo, não por uma atitude mimética, mas de complacência ou boas-vindas ao equipamento novo.

O lote de forma esguia, pedia uma intervenção alongada, longitudinal, em que cada casa vivesse singularmente todos os quadrantes, tornado os apartamentos como que de pequenas Villas se tratassem, com privacidade entre vizinhança, o que por si só, aumentaria o conforto de cada uma, e ampliaria a qualidade desejada para as novas habitações torrienses.

Criaram-se percursos para ligar o edifício e a nova cidade á zona histórica, como encaramos a cidade, em comunhão. Destes eixos, e por se tratar de um único edifício, cariaram-se diversos pontos estruturantes que incluíam as comunicações verticais e que permitia a individualidade das pequenas vilas. 

 

No extremo norte e mais amplo criou-se o corpo de serviços e áreas de lazer de forma independente, tendo em conta o conforto habitacional pretendido, mas em comunicação por um elevado passadiço transparente, como um corpo ligante e de imagem atual que dignifica e torna a intervenção exclusiva na cidade.

Partilhar o projecto

Entre em contacto

Estamos prontos para começar uma nova conversa e ouvir as suas ideias.

Vamos criar o melhor projeto!