Equipment & Urban planning

Complexo Gás Angola

O Projeto de Execução de Arquitetura é referente ao Edifício Multiusos da Gás-Angola com Lojas, Escritórios, Habitação, Armazéns e Motel. 

 

Em termos gerais, objetivou-se uma edificação simples na conceção construtiva, conseguida pela simplicidade das linhas arquitetónicas e materialidades utilizadas, simultaneamente adaptada ao clima local e às pretensões do promotor. 

 

A apropriação dos diferentes tipos de uso, faz-se de forma a, por um lado, preservar a autonomia de cada um dos espaços em termos de acesso e funcionamento, e por outro, manter uma inter-relação lógica entre os mesmos, otimizando pontos de acesso e circulação. Assim, assume mais uma vez especial relevo a separação entre as duas zonas, passando-se a explanar em diante, separadamente, cada uma delas.

MOTEL

O motel apropria-se do armazém pelos 3 pisos, ocupando uma área bruta total de 816,15m2. O piso térreo é composto pelo átrio e zona de receção, zona de escritório, espaço multiusos e Instalação Sanitária de apoio. Nos pisos 1 e 2 localizam-se 12 quartos (6 quartos em cada piso). O Espaço Multiusos, poderá conter vários tipos de uso (como por exemplo conferências, formação, etc.,) e pode ser dividido em dois espaços independentes, uma vez que foi contemplada a central aplicação de uma divisória móvel.

 

A distribuição dos quartos é feita em banda e as portas de entrada para cada quarto são recuadas relativamente à parede do corredor, fortalecendo a intimidade de cada quarto.
Os dois pisos são distinguidos também através do uso da cor, amarela no piso 1, e laranja no piso 2. No caso do piso 2, a separação entre o quarto e a I.S. faz-se através de um vidro, o que permite a entrada de luz natural em ambos e permite uma relação visual entre os mesmos, entendendo-se como apropriado para a ambiência necessária neste tipo de uso. 

LOJAS, ESCRITÓRIOS, HABITAÇÃO E ARMAZÉM

O restante edifício, ou seja, 3305,61m2, referem-se a 2 Armazéns, 2 lojas, 2 núcleos de escritório, e 9 fogos para habitação e espaços comuns.
Em primeiro lugar refere-se a existência de acessos independentes desde o exterior de todos os grupos de espaço, sendo possível a comunicação direta entre eles, preservando, no entanto, a autonomia de cada um. 

 

Temos então no piso térreo os armazéns, que ocupa a estrutura edificada em toda a sua altura, num único piso. As lojas constituem a face do edifício no piso térreo, e contam com espaços de apoio direto, como, gabinetes administrativos, instalações sanitárias, arquivo, entre outros.
No piso 1 encontram-se as zonas de escritório e no piso 2 os 9 apartamentos, dos quais 6 têm a tipologia T2, e 3 são T1. A lógica de organização faz-se da mesma forma em todos os apartamentos. 

Plantas 3D

Partilhar o projecto

Entre em contacto

Estamos prontos para começar uma nova conversa e ouvir as suas ideias.

Vamos criar o melhor projeto!