Casa Família Condesso

Foi preponderante na conceção e concretização do objeto arquitetónico a forma exímia com que os Requerentes idealizaram a sua casa, de acordo com a personalidade e vivência de cada elemento da família nuclear, bem como de familiares e amigos, que pretendem convidar e receber.

 

Realça-se a relação entre os espaços no exterior e a envolvente, mas também os acessos que, dada a morfologia do terreno, caracterizada por uma encosta de inclinação acentuada, constituíram um desafio programático. O recurso a elementos construtivos, que vão desde muros de suporte, floreiras, caminhos, caldeiras ajardinadas, áreas de estacionamento e de lazer, foram preponderantes nas resoluções programáticas.

 

O desígnio dos Requerentes em concretizar uma casa de estilo clássico e intemporal, alavancou a definição do objeto arquitetónico, não só em termos de estilo, mas simultaneamente em termos de forma, volumetria e métrica dos vãos.

O acesso principal à moradia é feito a poente, por uma imponente escadaria, após o percurso em rampa a partir da via pública onde se chega de carro, ou a pé.

As fachadas, brancas, são marcadas por uma métrica de vãos que se posicionam de forma harmoniosa, ao mesmo tempo que garantem a fruição das melhores vistas e exposição solar. A caixilharia é envolvida por uma moldura em pedra calcária, cor creme. As guardas das varandas e sacadas juntam-se a este conjunto, ostentando uma riqueza decorativa delicada. 

 

Relativamente à organização funcional, no piso -1, encontramos um espaço de garagem com 3 lugares de estacionamento, uma área de arrumos e uma garrafeira.

 

No piso térreo, a entrada principal na moradia faz-se através de uma majestosa porta de madeira. Após a entrada principal, encontra-se o vestíbulo que antecede o hall central, com amplo pé-direito, com iluminação natural vinda dos pisos superiores. A presença de mais uma escadaria central, alinhada com a anterior, assume-se como elemento escultórico e decorativo, proporcionando o acesso à galeria no piso 1.

 

A área social inclui duas espaçosas salas, unidas pelo hall central e através de largas portas que se abrem frente a frente. O piso térreo conta ainda com uma sala de refeições e cozinha, com acesso a zona exterior com churrasco e forno, uma suite para visitas, uma I.S. e um escritório.

 

Ascendendo ao nível do piso 1, através da escadaria, encontra-se uma ampla galeria de acesso aos quartos: 2 na ala norte, com I.S. de apoio, e 2 suites, na ala sul.

 

Além da moradia principal, prevê-se a criação de uma edificação anexa, cuja localização e cota tiveram a intenção de se relacionar adequadamente com a moradia, de modo a que a cobertura constitua um terraço, que possibilita a contemplação das vistas e prolongamento da vivência dos espaços exteriores.

Plantas

Partilhar o projecto

Entre em contacto

Estamos prontos para começar uma nova conversa e ouvir as suas ideias.

Vamos criar o melhor projeto!