Housing

Casa do Cardo

O polígono de implantação impulsiona a forma volumétrica, que se apresenta contida por planos ortogonais pontualmente interrompidos por vazios, correspondentes aos vãos ou aos espaços em aberto. Estes planos apresentam-se alternados entre discretos, e evidentes, de cor clara e lisa e de cor quente e texturada impressa pela pedra de revestimento. 

 

A tipologia é do tipo T4, sendo uma das divisões destinadas primordialmente à função de escritório.

 

O loteamento onde se insere este lote possui uma vista e exposição solar privilegiadas, o que se tornou fundamental no aspeto conceptual.

Estando a habitação orientada a Sul no seu alçado principal, protagonizou-se ao nível do piso térreo um grande vão, que proporciona uma vasta receção de luz natural. Desta forma tornou-se a habitação muito iluminada no seu interior, além de proporcionar maior amplitude no espaço interior, por ausência de uma barreira visual entre este e o espaço exterior, garantindo em simultâneo a visualização da envolvente.

Esta intenção repete-se no primeiro piso, com a inclusão de um amplo espaço aberto em forma de varanda, que se situa no prolongamento da suite e que por isso, carece de alguma privacidade. Nesse âmbito insere-se a varanda entre planos porticados, que a contêm e que em conjunto com o espaço de floreira e respectiva vegetação auferem-lhe a privacidade necessária.

 

Assim, volumétricamente a edificação impõe-se por volumes ortogonais, contrastes de cheios e vazios e pelas texturas dos acabamentos como a pedra, a pintura e o vidro.

Partilhar o projecto

Entre em contacto

Estamos prontos para começar uma nova conversa e ouvir as suas ideias.

Vamos criar o melhor projeto!